FRACASSOS, DEFEITOS OU APRENDIZADOS ?
É preciso desapegar do medo de errar ou fracassar. Um fato encarado inicialmente como "fracasso" não é um ponto final, mas apenas reticências ou uma reviravolta. Assim como uma "vitória" pode trazer impactos negativos a médio ou longo prazo, um erro ou um "fracasso" pode ser o ponto de virada na existência de alguém. Talvez não existam fracassos em si, mas oportunidades de aprendizagem e de crescimento humano. Um erro temporário pode ser o início de grandes transformações a longo prazo.
Errar faz parte da vida, embora exista uma grande intolerância até aos erros considerados pequenos. A sociedade, de modo mecânico, tende a nos cobrar uma perfeição que simplesmente não existe. Muitos "defeitos" atribuídos a alguém dependerão de interpretações parciais e passageiras, como recortes da realidade entre o que seria humanamente "sério", "ridículo" ou, talvez, tragicômico.
Fonte da imagem - citação: https://www.pensador.com/frase/MTIxOTAzOQ/
Muitos gostam de nos criticar por nossas supostas "deficiências", falhas e limitações. Todavia, quem só critica e julga as sombras dos outros, no fundo, é porque não aprendeu a reconhecer a luz da compaixão humana. Podemos fazer milhões de coisas boas, que muitas vezes nem sequer são vistas ou consideradas. Mas basta um erro que possivelmente será distorcido, aumentado e mal interpretado. De qualquer modo, virão críticas e julgamentos, constantemente desproporcionais ao que, de fato, tenha acontecido. Assim, o que é visto como negativo tende a trazer mais atenção e ibope.
Acrescente-se a essa tendência de crítica o chamado "viés de negatividade". Conforme ressaltam muitos neurocientistas, o cérebro humano foi mais estimulado por muitos séculos a focar com maior intensidade nos aspectos negativos e ameaçadores, por questões de sobrevivência. Porém, colocar sempre o foco no negativo tende a nos deixar constantemente cansados, ansiosos, deprimidos e desanimados. Quem vive apontando sombras alheias também está condenando as próprias sombras e refletindo a própria escuridão em labirintos pessoais de espelhos, neste grande inconsciente coletivo em que todos nós estamos envolvidos.
Fonte da citação: https://www.pensador.com/frase/MTc2OTQwNA/
Desse modo, reconhecer nossos erros e nossa própria escuridão é um modo de caminharmos em direção à luz dos aprenidzados. Errar faz parte, aprender é uma arte, e viver ultrapassa quaisquer definições possíveis. As intepretações dos outros sobre o que acham de nossas vidas são apenas deles, entre versões bastante parciais e infinitas da realidade, tão variadas quanto imprevisíveis.
Enfim, é preciso cultivar o discernimento e a resiliência, para sempre aprendermos com nossas falhas, vendo-as como professoras em nosso crescimento humano, sem dependermos de julgamentos de indivíduos que não conhecem nem os bastidores de nossas vidas, mas têm grande prazer em criticar-nos pelos palcos de suas ilusões.
Fonte da imagem - citação: https://br.pinterest.com/pin/31314159883475560/
---