ANGÚSTIA HUMANA: EM BUSCA DE EMPATIA
Por Juliana S. Valis
Boa parte da angústia contemporânea, entre muitos fatores e problemas, demanda uma maior sensibilidade frente ao mundo mecânico, insensível e competitivo, no qual a própria ideia de "normalidade" é questionável e doente, além de ser uma ficção estatística que desconsidera as peculiaridades de cada ser humano em sua existência.
O modelo padronizado de "normalidade" é cínico em muitos aspectos, desumanizando a própria condição humana e desvinculando as pessoas de um propósito maior de vida, sem abertura para sentimentos reais. Cria-se um modelo idealizado de comportamento como se todos tivessem que ser máquinas sempre produtivas e sorridentes, numa corrida financeira sem fim, hipnotizados por ilusões e imagens de celulares, em uma sociedade de aparências e de cansaço crônico diante de seus infinitos padrões de desempenho.
Fonte da citação: https://br.pinterest.com/pin/359373245269112819/
Sem propósito significativo, a vida fica sem graça, mecânica, como se houvesse um roteiro social vazio a ser representado, em um mundo cada vez mais digital, que pouco oferece em termos humanos e muito exige em padrões de desempenho, repletos de incerteza, hipocrisia, injustiça e incoerência, ao mesmo tempo em que quase nada efetivamente dura na realidade.
Fonte da imagem - citação: https://www.clicksociologico.com/2021/02/bauman-e-fragilidade-das-relacoes.html
Diante da falta de vínculos humanos realmente duradouros, portanto, nessa modernidade líquida descrita pelo sociológo Baumann, sente-se a solidão numa época cada vez mais virtualizada, em que reinam imagens e aparências, sem muito espaço para sentimentos reais.
É preciso resgatar mais humanidade, empatia e solidariedade, além de outros sentimentos e vínculos humanos, para que possamos atravessar esses tempos difíceis que estamos vivendo, construindo mais significado de vida em aspectos mais profundos e afetivos. A arte é um caminho que pode nos trazer sentidos de vida, sendo uma possibilidade de maior compreensão humana em vários aspectos de nossa existência.
Fonte da citação: https://bfrases.com/p/MjQ0NjY/
Fonte da primeira imagem: http://filosofiacircular.blogspot.com/2012/12/zumbi-dos-celulares.html
---